Meu mundo caiu!

Category: By burrilo
Ok, o universo é muito grande e nós, seres humanos, temos o estranho hábito de querer medir e comparar tudo. São muitos zeros pra dizer quanto o sol está longe da terra, o tamanho de uma estrela, volume de alguma galáxia e outras coisas absurdamente grandes que não dá pra imaginar direito. Só que como o pessoal da ciência pensa que todo mundo gosta de matemática, eles acham que vão simplificar alguma coisa colocando números multiplicados por dez elevado a algum outro número. Por exemplo a distância do Sol até a Terra é de 150000000000 metros, "elegantemente" escritos como 1,5x10^11 (lê-se um vírgula cinco vezes dez elevado a onze). Depois de um tempo, você se acostuma e começa a achar legal não ter que colocar um monte de zero, pode reduzir as respostas (ah! a preguiça...) e até consegue imaginar o tamanho das coisas pelo número que o dez está sendo elevado.
Eu fui uma dessas pessoas que se acostumou com essa forma de escrever números grandes, chamada de notação científica. Só que um belo dia desses meu mundo caiu! Pensa por exemplo, a distância de Mercúrio até o Sol é de 6x10^10 metros. Então mercúrio está "dez elevado a dez" e a Terra está "dez elevado a onze", pertinho! PÈÈÈÈÈÈ! ERRADO! Nesse momento eu tomei um tapa! Como assim não estão perto? 10 e 11 não são números tão próximos? Parafraseando o poeta Mussum, "como isso é possivis"? Foi aí que eu me toquei que de "dez elevado a dez" para "dez elevado a onze" tinha muita, mas muita coisa! Pensa só, para você dar uma volta na terra são 4x10^7 metros, é um número bem grande não é? Agora imagina dez vezes maior do que esse número que já era muito grande! Isso é 4x10^8! De sete para oito é muita coisa! Em um você dá uma volta e no outro você dá DEZ voltas. E olha que oito é um número muito próximo de sete! Depois que eu percebi isso, o verde ficou mais verde, o azul ficou mais azul, comecei a ouvir o canto melodioso dos pássaros, a vida ficou mais alegre e quando eu vejo uma tabela com a distância e tamanho dos planetas eu consigo comparar melhor o quanto eles são ou não grandes! Não é o máximo?
 

0 comments so far.

Something to say?